Como as soluções tecnológicas trazem benefícios para a área da saúde?

As soluções tecnológicas podem ser uma grande aliada na área da saúde, principalmente com relação a redução de custos e alcance de metas em curto prazo. Essas soluções também podem melhorar a produtividade e motivar as equipes hospitalares. 

No entanto, como as soluções tecnológicas trazem benefícios para a área da saúde? Quais as vantagens e os principais exemplos de tecnologia que devem estar presentes em hospitais, clínicas médicas e operadoras?

Essas são algumas perguntas que vamos responder neste artigo. Acompanhe a leitura! 

Quais as vantagens da tecnologia na área saúde? 

Quando a instituição de saúde alia tecnologia à medicina, ela oferece vários benefícios aos pacientes. Em relação ao diagnóstico, por exemplo, ela reduz o tempo de recuperação e diminui a ocorrência dos procedimentos invasivos e a realização dos exames. 

Isso ajuda no trabalho dos profissionais de saúde e melhora a vida dos pacientes. Além disso, há outras vantagens das soluções tecnológicas. Confira: 

Melhoria na experiência do paciente 

Dois exemplos de soluções que melhoram a experiência do paciente são a recepção digital e a assinatura biométrica. É na recepção que o paciente dá entrada para fazer o seu tratamento.

Com a recepção digital, o hospital evita filas e burocracia com papéis, já que tudo é digitalizado e o paciente, com o recurso da assinatura biométrica, pode assinar os documentos com o auxílio de um tablet. 

Eficiência na gestão 

E por falar em serviço eficiente, as soluções tecnológicas possibilitam uma gestão eficiente. Os softwares, por exemplo, ajudam na administração financeira, na logística do estoque e no controle das despesas. 

Redução de custos 

E como as soluções tecnológicas reduzem os custos? É simples. Você consegue agilizar os processos e diminuir o uso do papel, reduzir gastos com a impressão, com o espaço físico e com a guarda de documentos. 

Armazenamento em nuvem 

Com as soluções tecnológicas você também faz o armazenamento em nuvem e evita a perda de informações. É que esse tipo de armazenamento permite que os profissionais da instituição de saúde façam o seu trabalho remotamente. 

Integração de informações 

Quando as informações são armazenadas em nuvem, todos os dados são integrados. Desta maneira, o atendimento do paciente e o trabalho das equipes de saúde são facilitados. 

Segurança de dados 

O armazenamento em nuvem garante a segurança das informações e ao mesmo tempo limita o acesso de pessoas à informação. Ou seja, qualquer falha na segurança pode ser detectada e corrigida de forma rápida.

Redução de erros

As soluções tecnológicas reduzem os erros porque as informações são digitalizadas e guardadas na nuvem. Ou seja, tudo é organizado e tem fácil acesso dos profissionais autorizados. 

Além disso, quando você guarda documentos em pastas ou papéis, corre o risco dos blocos de anotações amarelar ou rasgar e as informações se perderem com o tempo, levando a vários erros.

Melhoria na gestão de pessoas 

Também é importante apostar em novas ferramentas tecnológicas na área da saúde que ajudam na otimização dos resultados de gestão de pessoas. Entre as principais vantagens está a maior assertividade no perfil das vagas, com a adequação na contração dos profissionais.

Maior produtividade 

A instituição de saúde ganha em produtividade com a tecnologia. É que por serem digitais, os processos são mais rápidos. Um bom exemplo é a entrada do paciente no hospital. Além de não existir filas, você reduz a burocracia. 

Conheça alguns exemplos de tecnologias 

Veja os principais exemplos de tecnologias para serem adotadas na instituição de saúde: 

Prontuário eletrônico 

O prontuário eletrônico ou prontuário digital transforma as informações da assistência dada ao paciente em documentos digitais. Tudo é feito por um sistema integrado ao da instituição. 

Além disso, esse prontuário pode ser personalizável, ou seja, ele deve ser fácil de ser consultado. Também é importante que ele seja acessado de qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular. 

Software de gestão

Ter um bom software de gestão ajuda a organizar a instituição de saúde e a agilizar os processos. Portanto, busque por soluções tecnológicas como as que a Green oferece. A empresa tem uma plataforma que integra todos os sistemas de saúde.

Cloud computing 

A cloud computing ou computação em nuvem é um serviço de computação baseado na internet que utiliza todos os recursos da tecnologia da informação sob demanda de redes e armazenamento de dados. 

As informações são compartilhadas de forma integrada através da internet, em qualquer lugar, independente de plataforma, sem que a instituição de saúde tenha que investir em equipamentos. 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial (IA) ajuda a criar mecanismos que reproduzem a atividade humana. Com a IA, os sistemas existentes se tornam úteis, tanto na realização de diagnósticos quanto na prevenção de problemas. 

Telemedicina 

É com a ajuda da telemedicina (sancionada pela lei 13.989/2020) que os médicos conseguem fazer consultas a distância e também têm acesso aos exames dos pacientes na hora da cirurgia. Isso gera uma economia de tempo e dinheiro, o que é importante para as instituições de saúde. 

Além disso, evita o deslocamento desnecessário, o que é importante para quem reside e trabalha em cidades maiores. 

Conte com um parceiro para transformação digital da sua organização 

A Green está no mercado desde 2010 e nasceu do sonho de eliminar o uso do papel nas organizações de saúde. Assim, a empresa traz um jeito novo de trabalhar, totalmente sem papel e transforma o cenário de várias instituições. 

As soluções tecnológicas da Green são diferenciadas, como uma plataforma que integra todos os serviços de hospitais, clínicas médicas e operadoras de planos de saúde. Veja os serviços oferecidos: 

Recepção digital;
Assinatura biométrica;
SAME digital;
Prontuário digital;
GIF;
Auditoria externa;
Remessa digital;
RH digital;
Contratos digitais;
Contabilidade digital. 

A Green está localizada em Recife, mas atua em 6 estados brasileiros. Hoje ela conta com mais de 150 colaboradores espalhados pelo Brasil.

Como você viu neste artigo, as soluções tecnológicas trazem vários benefícios para a área da saúde. Agora que você já sabe quais são eles, adote essas soluções, pois a sua instituição só ganhará com elas. 

Quer mais informações sobre as soluções tecnológicas da Green? Entre em contato com a nossa equipe! 

;