Saiba como eliminar o papel da área assistencial com o prontuário digital

Hoje quase todos os hospitais utilizam o prontuário digital. No entanto, alguns usam esse recurso, mas ainda imprimem documentos para assinar e carimbar, não tornando o processo totalmente digital. 

Entretanto, para que você aprenda de uma vez por todas a eliminar o papel da área assistencial, preparamos este post. Nele, daremos várias dicas sobre o assunto. Acompanhe a leitura! 

O que é um prontuário digital?

O prontuário digital ou prontuário eletrônico é uma das maiores invenções tecnológicas na área da saúde. Essa solução tecnológica traz segurança e qualidade no diagnóstico dos pacientes.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos há um incentivo financeiro do Governo americano para que os médicos e as clínicas adotem a funcionalidade e criem um cadastro de saúde digital para a população. 

Isso ocorre porque o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) permite que você padronize os documentos, evite erros como a letra ilegível do médico, além de integrar os dados.

Sobre a utilização do prontuário eletrônico médico no Brasil, segundo o Comitê Gestor da Internet no País, 74% dos hospitais já utilizam algum sistema eletrônico que registra os dados do paciente. 

No entanto, é possível tornar a instituição de saúde ainda mais digital, adotando um software que permite você trabalhar com todas as informações que precisa em uma única plataforma. 

Também é importante entender o que significa prontuário. Segundo a história linguística, a palavra prontuário tem origem no latim promptuarium, que quer dizer um lugar onde você guarda coisas de que pode precisar a qualquer momento. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina, os dados do paciente devem estar disponíveis quando forem solicitados pelo paciente ou por seu representante legal. Também é necessário fornecer cópias autênticas das informações. 

O que é Área Assistencial? 

A área assistencial de um hospital é aquela que serve para planejar, organizar, coordenar e executar o processo e os serviços da assistência de enfermagem. Ela também avalia as atividades técnicas e auxiliares de enfermagem nas unidades assistenciais. 

Também ajuda aos pacientes de maior complexidade técnica, graves com risco de morte e/ou que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas. 

Como é o dia a dia de um profissional da área assistencial com o prontuário?

O prontuário digital é importante para os profissionais que assistem aos pacientes. Na enfermagem, por exemplo, as equipes podem anotar os procedimentos realizados durante o atendimento do paciente. Também é preciso tomar nota da evolução do paciente. 

Ainda no prontuário, pode apontar todos os cuidados prestados, desde a checagem das prescrições de enfermagem e médica cumpridas, cuidados com a rotina do paciente e medidas de segurança adotadas. 

Também pode definir sinais e sintomas, identificando-os por meio de uma simples observação do paciente. No formulário digital é possível anotar os sinais vitais da pessoa assistida. 

Em seguida, as respostas dos pacientes ao tratamento proposto e registros caso contenham subsídios que permitam a continuidade do planejamento dos cuidados de enfermagem. Isso acontece  nas diferentes fases para um planejamento assistencial com acompanhamento de equipe.

Como o prontuário eletrônico protege a prática médica?

O prontuário eletrônico deve integrar outros sistemas de bancos de dados e fornecer segurança para a prática médica. Portanto, o sistema de PEP não é apenas um arquivo digital, ele tem todas as ferramentas que os profissionais precisam.

Ele também garante a ampla defesa dos profissionais em processos judiciais nos quais se questionam se as suas decisões foram as mais corretas para o paciente.

Portanto, enquanto as instituições de saúde que adotam prontuários de papel correm o risco de perder dados valiosos do paciente, as que usam prontuário digital têm a segurança das informações. 

Pois, neste último caso, as informações só poderão ser visualizadas pelos profissionais que são responsáveis pela assistência ao paciente. 

Quais as vantagens do prontuário digital da Green? 

Entre as principais vantagens do prontuário digital da Green, podemos citar: 

Possui certificação única 

A Green elimina o papel da área assistencial, pois o prontuário digital oferecido pela empresa gera um certificado digital da instituição. Neste documento, há uma certificação única para os profissionais com uma assinatura online.

Assim, com o prontuário eletrônico da Green, você substitui o certificado manual ou digital individual (e.CPF) pelo institucional (e.PJ) e evita dores de cabeça. 

Está disponível em qualquer lugar 

O prontuário digital da Green está disponível em qualquer lugar. Os profissionais que são autorizados para acessá-lo, podem fazer isso direto do tablet, por exemplo. O que facilita o trabalho das equipes que precisam ter acesso aos dados do paciente. 

Promove a economia na instituição

Além de reduzir os custos e agilizar os processos, garante uma certificação única da unidade, sem precisar de várias outras certificações individuais.

É inviolável 

O prontuário digital da Green é inviolável, ou seja, os documentos não serão alterados depois de realizar a certificação. Com isso, a sua equipe de médicos e enfermeiros trabalham com qualidade, pois sabem que todas as informações estão seguras. 

Elimina o papel

Com o prontuário eletrônico da Green, você elimina o papel, o documento estará no sistema de arquivamento em nuvem. Além disso, o prontuário digital tem uma infraestrutura de tecnologia de informação na Green Cloud com a ORACLE, o que torna a ferramenta fácil de ser utilizada.

Valida os documentos 

O  prontuário digital valida os documentos, pois garante a autenticidade das informações com fator duplo de autenticação, identificação, carimbo digital e certificação e.PJ.

Possibilita acesso rápido ao que precisa 

Você tem acesso rápido a todas as informações que precisa, pois os documentos são digitalizados. 

Tem validade jurídica 

O documento contém parecer jurídico na MP 2200-2/2001 e MP 983/2020.

Rastreia a autoria dos documentos 

O prontuário digital da Green também rastreia a autoria dos documentos, pois capta quem criou a ficha do paciente, pois fica guardado o login e a senha do usuário. 

Possui legalidade jurídica 

E por fim, o prontuário digital possui legalidade jurídica que é comprovada pelos próprios profissionais de saúde. 

Viu como o prontuário digital é uma excelente maneira de você eliminar o papel na área assistencial? Agora que você já sabe, poderá investir num bom software para ajuda a sua instituição hospitalar, não é mesmo? 

E então, quer conhecer um pouco mais sobre o prontuário digital? Entre em contato com a Green para mais informações sobre o assunto!  

;